Jeans: a versatilidade que nunca sai de moda

O jeans é uma unanimidade mundial e isso é um fato indiscutível. Mas, qual é o segredo de todo o sucesso associado a esse ícone da rebeldia? Um tecido que, ao longo do tempo, passou de uma vestimenta rústica e de uso estritamente laboral ao tecido mais democrático da moda?
O jeans é tão cultuado mundo afora que não é exagero dizer que, de reis a operários, todos têm pelo menos um par de calças jeans em seu guarda-roupas, seja ele o tradicional “five pockets” ou em apresentações e modelagens mais moderninhas.
Usado por pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais, profissões, regiões geográficas; o jeans conseguiu derrubar as mais diversas barreiras e assumiu definitivamente o status de tecido fundamental da vida moderna. É tão amado por todos que até foi criada uma data corporativa especial, para liberar o seu uso em instituições mais formais: é a “Casual Friday” ou sexta-feira casual, onde os funcionários estão livres para usarem jeans no trabalho.
Com toda essa importância, a mulher plus size não poderia ficar sem opções bacanas e que valorizem o seu corpo na hora de usar um belo jeans.
Por isso que nessa matéria, entrevistamos as estilistas da PROGRAM Mônica Moraes e Eliane Horii (especializada em jeans). Elas vão nos constar um pouco sobre as tendências da moda para os jeans da próxima temporada:

Jeans com barra divertida: uma proposta que não para de se reinventar.

BLOG PROGRAM: Eliane, Na sua opinião, qual é o motivo do sucesso da linha jeans da PROGRAM?
Eliane: Sempre que planejamos um modelo, a nossa preocupação é garantir o mesmo tipo de produto que é oferecido pelas marcas tradicionais de jeans, já ajustado para a mulher plus size e de forma que valorize o seu corpo. Com isso conseguimos um resultado mais próximo do que a cliente plus size espera de um jeans: que seja bonito e confortável.

BLOG PROGRAM: Existe algum cuidado especial que deve ser levado em consideração na criação de jeans para a mulher plus size?
Eliane: Sim, tem a questão da modelagem, que deve ser diferenciada, ajustando-se bem ao corpo. A PROGRAM já tem esse “know-how” e isso ajuda também. A modelagem e as frequentes informações de moda resultaram em produtos mais “fashion” e com um caimento perfeito.

BLOG PROGRAM: E para a Primavera/Verão 2018, quais são as novidades? Que modelos teremos na PROGRAM?
Eliane: Teremos uma linha de jeans escuros e também uma linha com uma lavagem maior; o jeans black amaciado (lavado) e alguns modelos rasgados. As modelagens da estação serão a bootcut, cigarette, skinny, cropped e uma atenção especial para as barras diferenciadas, que vem com muita força na próxima estação. As principais novidades serão as barras desfiadas e as barras irregulares.

Calça jeans com barra irregular. Um modelo parecido estará disponível em breve da PROGRAM.

BLOG PROGRAM: Além das calças, quais as outras peças jeans da coleção?
Eliane: Teremos saias, shorts-saia, camisas, bermudas, shorts, vestidos. Os jeans bordados continuam em alta e aparecem em camisas, calças e nos vestidos. As saias têm se destacado como tendência nas principais marcas internacionais e estamos desenvolvendo alguns modelos com uma pegada mais “fashion”, independente de ser uma peça já conhecida das nossas clientes.

BLOG PROGRAM: Existe alguma restrição ao uso de jeans? Todas as mulheres podem usar? Mulheres mais maduras também?
Eliane: Todas as mulheres podem usar, por ser um produto associado a juventude, ele até rejuvenesce, a mulher muda instantaneamente, o jeans a deixa mais jovem.
Mônica: As coisas mudaram muito. Hoje não existe data, existe cabeça, tudo depende da cabeça de cada um. Você pode ter 70 anos e ter uma cabeça de 20. E para usar uma peça que uma pessoa de 20 ano usaria, você tem só que saber segurar isso, ser tão jovem que a roupa vai ficar ótima em você, mesmo tendo mais idade.

Calça jeans com bordado colorido da coleção Primavera/Verão 2018.

BLOG PROGRAM: O que faz do jeans PROGRAM ser tão querido pelas clientes, o que ele tem de especial?
Mônica: A PROGRAM sempre usa um pouco de elasticidade no tecido, porque isso ajuda no conforto. Nos preocupamos com isso para que vista melhor nas nossas clientes.
Eliane: Outro ponto importante é a cintura alta tradicional, que veste bem em todos os tipos de corpo.
Mônica: A modelagem também é muito planejada para não dar volume, não fazemos peças “over size”.
Eliane: Procuramos fazer peças que favoreçam o corpo da mulher, de forma que ela fique mais bonita, se sinta melhor, mais confortável e usando um produto da moda.
Mônica: A nossa preocupação sempre foi e sempre será trabalhar a auto-estima da cliente para que ela seja feliz. Se ela conseguir isso, poderá se sentir bem e estar bonita, com as opções “fashion”. Esse foi o ponto mais importante: a mulher plus size poder usar a mesma roupa que uma mulher magra usa. Ter o mesmo tipo de produto, não se sentir excluída.

BLOG PROGRAM: E as jaquetas jeans (que foram um sucesso no inverno), continuam?
Eliane: Sim, mas nesta coleção dão uma paradinha e voltam com tudo na coleção de inverno 2018. Agora teremos camisas jeans, que são mais leves e adequadas para o verão.

BLOG PROGRAM: E quanto as tendências de moda, o jeans segue as mesmas inspirações e tendências do restante da coleção PROGRAM?
Eliane: Sim, é tudo conversado, a parte de cima (top) com a parte de baixo (bottom). As mesmas pesquisas, tudo igual.

Calça jeans com barra irregular. Modelo da coleção Primavera/Verão 2018 PROGRAM.

BLOG PROGRAM: Falando em tendências, quem é o maior influenciador de tendências do jeans mundial?
Eliane: As marcas de jeans, são diferentes da marcas de “pret-à-porter” que são lançadoras das tendências. Os lançamentos em jeans podem ser vistos nas feiras específicas na Espanha e Alemanha. Nessas feiras são apresentadas as novas coleções. Atualmente as marcas holandesas estão em destaque; existem também as marcas norte-americanas, mas todas com modelos básicos.  Os modelos diferenciados são lançados aqui mesmo no Brasil, porque nas coleções de fora não se muda muita coisa, eles trabalham mais a modelagem, porém sempre no mesmo modelo: calça “five pockets”. Diferenciam o tecido e a lavagem, mas o modelo é sempre o mesmo. No Brasil, a mulher gosta de variar: cada calça tem que ter um modelo diferente, um bolso diferente, algo novo para ela comprar. Não é só pegar o que está rolando lá fora. Tem que adaptar ao gosto nacional para lançar por aqui. Esse é o grande desafio, estar inovando sempre para trazer as últimas novidades para as nossas clientes.

 

Conheça mais sobre a PROGRAM no site: http://programmoda.com.br

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s